sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Penitenciária de Sinop adere à campanha Setembro Amarelo

Materiais informativos sobre a campanha foram distribuídos em pontos estratégicos da unidade penal

A equipe da Penitenciaria Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, realizou na manhã da última sexta feira (23.09), ações ligadas à campanha “Setembro Amarelo” de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A ação, direcionada aos servidores e à população carcerária, contou com o apoio do Conselho da Comunidade de Sinop. As atividades seguem na semana de 26 a 30 de setembro.

Materiais informativos sobre a campanha foram distribuídos em pontos estratégicos da unidade penal. Durante a semana, a equipe de saúde da unidade realizará encontros de orientação coletiva, palestras e orientações individuais, caso seja necessário. De acordo com os números oficiais, 32 pessoas se suicidam diariamente no Brasil, número de mortes superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos.

“Decidimos trazer à tona reflexões acerca do tema devido aos índices alarmantes de suicídios cometidos em todo país e, por se estes se correlacionarem com situações que são frequentemente vivenciadas no âmbito prisional, como isolamento social, depressão e sentimento de impotência. O nosso movimento serve de alerta e propõe apoio para toda a população privada de liberdade, bem como seus familiares e servidores”, informou a equipe da penitenciária.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é uma ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. No Brasil, a campanha teve início em 2014, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Além da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e o uso do laço amarelo como símbolo de adesão, a campanha prevê a ampla divulgação de informações sobre o tema com a intenção de quebrar o tabu entorno da depressão e suicídio.



Fonte: http://midianews.com.br/cotidiano/penitenciaria-de-sinop-adere-a-campanha-setembro-amarelo/276310


Nenhum comentário:

Postar um comentário