quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Piauí prossegue dando exemplo de ações consistentes na prevenção do suicídio

O Piauí, além da beleza paisagem do Delta do Parnaíba tem equipes de trabalho, em diversas instituições, que estão fazendo um trabalho consistente de prevenção do suicídio.


A boa notícia deste mês de junho de 2016, é esta:

FMS promove capacitação sobre suicídio para profissionais do Samu

Com o objetivo de preparar profissionais para atuar na prevenção do suicídio, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza mais uma capacitação direcionada aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Será hoje (1°), na sede do local, a partir das 19h.

A atividade é promovida pela Gerência de Atenção Psicossocial da FMS e pelo Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – PROVIDA. O psicólogo Daniel Feitosa dos Santos, do PROVIDA, será o responsável por ministrar a capacitação.

“Os profissionais do SAMU serão orientados ainda mais para que o manejo com esses pacientes seja melhorado”, explica Mayra Melo, da FMS. “Trata-se de uma ação de extrema importância para que o atendimento de urgência a pessoas que tentam suicídio seja feito da melhor forma possível”, completa ela.

O suicídio é um problema de saúde pública que preocupa o mundo todo. A Prefeitura de Teresina tem desenvolvido atividades de prevenção e estudos sobre o tema, com a capacitação de seus profissionais, a criação do PROVIDA e do Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio (NEPS), que tem como objetivo analisar a problemática e desenvolver ainda mais políticas públicas de prevenção.

O PROVIDA está disponível à população desde setembro de 2014, voltado para o atendimento de pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio recentemente. O serviço é oferecido no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, com uma equipe formada por um médico psiquiatra e dois psicólogos. O atendimento inicial não precisa de marcação de consulta. Sentindo a necessidade, a pessoa pode procurar diretamente o serviço e ser atendido por um profissional da equipe.

Quando o paciente chega, ele passa por uma consulta com psicólogo e outra com psiquiatra e depois é encaminhado para o tratamento adequado. O tratamento é realizado através de acompanhamento semanal durante três meses. Após esse período, de acordo com avaliação médica, a pessoa pode ser encaminhada para complementação do tratamento na Rede de Atenção Psicossocial do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário