segunda-feira, 25 de abril de 2016

Teste: o que você sabe sobre o suicídio?!

A atriz Ana Maria Saad se autointitula uma "suicida sobrevivente sem vergonha"; sem vergonha de falar sobre o tema, de expor o que lhe aconteceu e como se recuperou e livrou-se (ela se refere à cura) da depressão!!

Site da atriz e ativista social em favor da saúde mental e outras tantas boas causas
http://www.anamariasaad.com.br/

Ted Talks (palestra em inglês, com legenda) com Ana Maria. Tema/título: Suicida Sobrevivente
https://www.youtube.com/watch?v=5XMgy2-Nu6o

Foi no site dela que busquei este teste, que ora reproduzo. Os comentários das respostas são dela e retratam, em muitos trechos, o despojamento e irreverência desta ímpar figura!

Suicídio: um Teste surpreendente

Fizemos uma pequena alteração no texto original para adaptá-lo aos nossos leitores.

1 / Se alguém esta determinado a se matar, não há nada que você possa fazer.  (Verdade ou mentira?)

MENTIRA. Depressão e sentimentos suicidas não passam com o tempo. Acolher a pessoa de modo que ela possa por seus sentimentos para fora, encorajando-a a buscar ajuda profissional para se tratar e dar suporte emocional até que a vontade suicida passe, são modos de ajudar.

2 / Pessoas que cometem suicídio são loucas.

MENTIRA. Algumas pessoas que cometem suicídio romperam com a realidade, mas sofrimento intenso, extremo desgaste emocional e transtornos mentais como a depressão e bipolaridade também podem levar a sentimentos suicidas.

3 / Tentativa de suicídio é um pedido de ajuda.

VERDADE. Tentativa de suicídio é um sinal claro de que a pessoa está enfrentando sentimentos os quais não está apta a lidar, precisando de ajuda para tanto.

4 / Quase sempre a pessoa antes de cometer suicídio manda sinais de alerta.

VERDADE. Muitas pessoas irão fazer comentários sobre desejarem estar mortas ou como todos estariam bem melhor se elas não estivessem por perto. Até mesmo aqueles que não expressam desejo de morte podem mostrar sinais de depressão.

5 / Falar sobre suicídio com alguém que tem inclinação suicida irá influenciar mais ainda.

MENTIRA. Perguntar sobre sentimentos suicidas para a pessoa dará abertura para ela falar sobre os sentimentos que já existem, mas que ela mesma tem medo de encarar.

6 / Suicidas não querem realmente morrer, querem somente acabar com sua dor.

VERDADE. Suicidas querem viver, mas eles não conseguem achar nenhuma outra saída para acabar com a dor insuportável que sentem.

7 / Quando a pessoa começa a se tratar o risco dela se suicidar acaba.

MENTIRA. Por mais que a pessoa tenha começado o tratamento e até medicação, ela não está fora de perigo. Ela pode se sentir mais energética e é capaz inclusive de usar tal energia para agir em favor dos seus sentimentos suicidas, já que ainda não houve tempo para seu humor melhorar significativamente.

8 / A maioria das pessoas que cometeram suicídio comentaram a respeito antes.

VERDADE. É muito frequente e comum a pessoa dar indicações de que está sentindo vontade de se matar através de comentários que expressam o desejo de estar morta, ou de como todos a sua volta estariam melhor se ela não estivesse por perto. Às vezes são comentários sutis, mas eles existem, ou até mesmo um atípico silêncio.

9 / Uma pessoa bêbada que fala que tem vontade de se matar não deve ser levada a sério.

MENTIRA. Quando alguém fala sobre suicídio deve sempre ser levada a sério. O álcool retira as inibições que uma pessoa possa ter, o que faz com que ela fale coisas que normalmente não revelaria.

10 / Se uma pessoa teve uma tentativa malsucedida de suicídio no passado, ela tem menos chances de se matar.

MENTIRA. A maioria dos suicídios foi precedida de uma tentativa que falhou.

11 / Quem realmente quer se matar vai e se mata sem qualquer aviso.

MENTIRA. Quase sempre há sinais de aviso, seja em um comentário sobre o desejo de estar morta, ou nos sintomas de depressão.

12 / Pessoas que cometem suicídio são fracas.

MENTIRA. Pessoas fortes podem cometer suicídio. Depressão e outros transtornos mentais são doenças, não um sinal de fraqueza.

13 / Pessoas que ameaçam se matar estão tentando manipular o outro.

MENTIRA. Pessoas que falam de suicídio estão fazendo um apelo por ajuda.

14 / Quando as pessoas se sentem melhor, o perigo passou.

MENTIRA. Se a pessoa tem tido sentimentos suicidas e de repente se sente melhor, isto poderia ser um sinal de que ela tomou a decisão de se matar e sente-se aliviada por causa de sua escolha.

15 / Suicídio pode afetar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças.

VERDADE. Ninguém está imune aos transtornos mentais como depressão.

16 / Se um amigo lhe conta sobre seus sentimentos suicidas e lhe pede para guardar segredo, você deve ser um amigo leal e não contar para ninguém.

MENTIRA. Suicídio é uma questão de vida ou morte. É melhor chateá-lo, mas pedir ajuda por ele, do que vê-lo morto.

17 / Uma tentativa que não deu certo indica que a pessoa não queria realmente morrer.

MENTIRA. Suicídios que são bem-sucedidos geralmente foram precedidos por tentativas que falharam. Tentativas de suicídio são um grito por ajuda e nunca devem ser ignoradas.

18 / A única ajuda que funciona é através de psicoterapia.

MENTIRA. Tratamento correto é importante, mas há muito que a família e amigos podem fazer sem nenhum treinamento especial para apoiar o suicida. Eles podem ter um papel crucial na recuperação do paciente.

19 / Apesar de nossos esforços, suicídios podem ocorrer. Ninguém deve se culpar quando alguém escolhe a morte.

VERDADE. Você é somente humano e não é responsável quando alguém escolhe morrer. Você faz o melhor que pode, mas somente a pessoa pode escolher entre viver ou não.

Fonte: http://www.anamariasaad.com.br/suicidio-um-teste-que-vai-te-surpreender/

18 comentários:

  1. Diagnosticou? Trate! Cuide-se, menina!

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo fazer faculdades de psicológica é cada vez que leio e falo sobre isso a vontade aumenta de ajudar as pessoas a se sentirem bem com si mesmo, 😘😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais precisamos,hoje, é de verdadeiros cuidadores! Gente que goste de gente:) Siga firme aí, Maya!

      Excluir
  3. Boa tarde, uma dúvida ! A vontade de se suicidar pode durar anos? Ou é temporária?

    ResponderExcluir
  4. Aline, tenho uma opinião pessoal e prefiro pesquisar, antes de me manifestar. A princípio a resposta é sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, novamente eu! Estou encaminhando esta sua questão ao Neury Botega, da Unicamp. Ele nos trará uma resposta mais efetiva.

      Excluir
    2. A resposta do Prof. Neury Botega, especialista na área de prevenção do suicídio é esta: "Eu responderia que sim, certas pessoas pensam frequente e cronicamente em suicídio, ainda que haja períodos mais intensos, críticos, o pensamento de se matar pode durar anos. O melhor, nesse caso, é procurar um profissional de saúde mental. Muitas vezes, um transtorno mental, ou um conflito, podem ser aliviados com o tratamento".

      Excluir
  5. Respostas
    1. grato pelo retorno, Rodrigo!

      eu é sou muito grato:) divulgue, se puder.

      abraço,
      Abel

      Excluir
  6. Eu já conversei com uma garota que disse ter tentado se suicidar, a princípio eu pensei "aff quem quer se matar se mata não fala" um pensamento ridículo, mas eu mesmo pensando aquilo fiquei preocupado, não sabia o que fazer, queria ajudar mas não sabia como, ela faz tratamento hoje e graças a Deus isso não passa mais na cabeça dela, eu era ignorante e não dava importantancia até ver uma notícia no Facebook de que um colega tinha se matado logo após ter tido uma discussão com seus país, ele estava sorridente quando estava com os amigos e tals na zombi walk daí ele chegou em casa e falou no grupo que iria se matar mas passou despercebido, eu não sabia pois não estava no mesmo grupo, horas depois recebi a notícia e aquilo doeu tanto,não tinha muita intimidade com ele mas depois disso vi o quanto é importante você saber lidar com isso, esse blog está de parabéns, algumas coisas eu não sabia mas hoje procuro ajudar de qualquer forma! Parabéns aos colaboradores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Michael, pelo seu depoimento.

      Sua experiência traz luz para um destes mitos nos ajudando a estar mais atento às "ameaças" em torno do suicídio.

      Estar atento para acolher pessoas em crise, por quaisquer motivos, é ser um "samaritano em ação salvadora"!!

      Abraços em nome da nossa equipe.

      Excluir
  7. PARABENS PELA MATERIA SOU BIPOLAR EM TRATAMENTO E SEMPRE PENSO EM SUICIDIO COMO UMA FORMAA DE ALIVIAR SOFRIMENTOS.parace brincadeira mas as vezes ainda penso pois tenho uma cadela de estimaçao como ela ficara? as vezes viajo em pensamento e morrer eu e ela pois ela nao vive sem mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato!!

      Pois é, a sua cadela é sua âncora! Cuide bem dela e de você:)

      Querendo conversar, fique à vontade. Meu e-mail é abelsidney@gmail.com

      Abraços,
      Abel

      Excluir