quinta-feira, 23 de julho de 2015

I Seminário Saúde Mental e Comportamento Suicida - Maceió

Ocorreu, no dia 21 deste mês de julho de 2015, o  I Seminário Saúde Mental e Comportamento Suicida, na capital alagoana. Segue a notícia, abaixo, com alguns tópicos em destaque.

Servidores da SMS participam de seminário sobre saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Doençadiscussão das estratégias de prevenção e notificação dos casos de tentativa de suicídio no município.
s e Agravos Não Transmissíveis (Dant), promoveu na manhã desta terça-feira (21), no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), o I Seminário Saúde Mental e Comportamento Suicida. A capacitação foi direcionada aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Caps e Atenção Básica) e Rede Hospitalar e tem como objetivo promover a sensibilização desses profissionais para a

A programação da manhã teve início com a palestra “Construindo  estratégias na atenção ao comportamento suicida no âmbito da saúde do município de Maceió”, ministrada por Tereza Tenório, coordenadora de Saúde Mental da SMS. De acordo com ela, essas discussões representam um marco na prevenção do suicídio no município, onde os índices estão cada vez mais alarmantes. “Suicídio é um fenômeno que vem ganhando impulso em termos numéricos nos últimos anos. Então a elaboração de um plano municipal se faz necessário para dar visibilidade ao tema e desenvolver medidas de prevenção e assistência na atenção básica”, explicou.

Já para Wilzacler Rosa e Silva, psicóloga e presidente da ONG Centro de Amor à Vida (Cavida), existe um mito muito grande sobre as tentativas de suicídio. “Muitos acham que quem tenta uma vez, mas não consegue, está só querendo chamar a atenção, já quem quer mesmo consegue. Nisso, muitos profissionais de saúde não passam mais a dar atenção à pessoa a partir da segunda vez que elas dão entrada nos serviços de saúde, o que é um erro, pois as tentativas irão continuar e uma hora aquela pessoa vai acabar conseguindo”, afirmou.

A psicóloga ressalta ainda que o comportamento suicida pode ser prevenido com sensibilidade. “Os profissionais estão sendo capacitados para intervir e evitar esse tipo de comportamento, mas não precisa ter formação técnica para ajudar alguém. Basta uma escuta, uma atenção especial para escutar aquele pedido de socorro que determinada pessoa está fazendo”, pontua Wilzacler Rosa e Silva, presidente da ONG Centro de Amor à Vida (Cavida).

Ao fim do seminário, Rozali Costa e Hilda Moura, coordenadora do Dant e assistente social da Dant, respectivamente, falaram sobre a importância da notificação no processo de identificação da violência interpessoal / autoprovocada, mostrando as mudanças que aconteceram na Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada, conforme implantação do Sinan­_NET versão 5.0. A nova versão da ficha inclui a violência sexual e a autoprovocada como de notificação imediata aos serviços de saúde, ou seja, em até 24 horas.

Hilda explica que os casos de violência autoprovocada têm crescido muito, principalmente entre os jovens, o que tem chamado atenção dos serviços de saúde. “O suicídio vem ocorrendo principalmente entre jovens da periferia, sem perspectiva de vida e que por isso decidem que não vale mais à pena viver. Ou seja, observa-se que essa situação está relacionada a estruturas sociais, econômicas e muito associado a desigualdades sociais”, afirmou.

As notificações são instrumentos de proteção que visam garantir o atendimento, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de violência. As fichas, além de traçar o perfil das pessoas vítimas de violência, servem para elaborar políticas públicas e reduzir a morbidade por causas externas.


Fonte: http://aquiacontece.com.br/noticia/2015/07/21/servidores-da-sms-participam-de-seminario-sobre-saude-mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário