CVV lança folheto sobre prevenção do suicídio para jovens e adolescentes
Falando Abertamente Sobre Suicídio foca público no qual o suicídio mais cresce
Pelo menos 25 pessoas tiram a própria vida diariamente no Brasil e pelo menos outras 50 tentaram o suicídio no mesmo período, sendo considerado um problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde. Esse número por si só já é alarmante, mas o tem chamado muito a atenção em todo mundo, inclusive no Brasil, é que os casos de suicídio têm crescido principalmente entre jovens e adolescentes, já sendo a terceira causa de morte na faixa etária de 15 a 35 anos no país.
O que muitos desconhecem é que o suicídio pode ser prevenido na quase totalidade dos casos. Esse desconhecimento se dá pela fala de discussão e divulgação sobre o assunto, que é tratado como um tabu pelas famílias, profissionais da saúde, imprensa e sociedade.
Para colaborar com a mudança dessa dura realidade, o CVV, entidade que há 51 anos oferece serviços gratuitos de prevenção do suicídio, lança um folheto para quebrar tabus e esclarecer sobre os principais aspectos que cercam o tema.
Em linguagem fácil, formato de perguntas e respostas e diagramação leve, o material está disponível para download no site do próprio CVV e pode ser impresso para distribuição em escolas, universidades, igrejas ou outros grupos da sociedade. Os interessados nessas impressões devem procurar o CVV pelo e-mail divulgação@cvv.org.br.
O suicídio no Brasil
– No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos outras 50 tentam tirar a própria vida.
– No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.
– Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em cometer suicídio no decorrer de suas vidas.
– De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.
– Quem tenta suicídio pede ajuda.
Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.
Sobre o CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vida/noticia/2013/06/cvv-lanca-folheto-sobre-prevencao-do-suicidio-para-jovens-e-adolescentes-4167635.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário