quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Abuso laboral e suicídio

Notícias nada auspiciosas sobre abuso laboral, que tem se mostrado uma prática recorrente e acentuada nos países em desenvolvimento e também nos países europeus...

Apple confirma "abusos laborais" nas suas fábricas

16/fev/2011

A gigante da electrónica Apple, através do seu relatório anual, revelou uma série de violações dos direitos laborais nas suas fábricas na China, incluindo exploração de trabalho infantil e condições não adequadas de trabalho.

A publicação do relatório motivou o fim das relações com uma série de fábricas que violaram as normas de conduta da empresa norte-americana. Numa dessas empresas, mais de cem funcionários sofreram problemas de saúde face à exposição a produtos químicos.

Outras violações gravíssimas também foram relatadas pela empresa de Steve Jobs. Houve o caso de uma companhia chinesa que tentou subornar funcionários da Apple para continuar a agir de forma ilegal, a fim de minimizar despesas, e outra que empregou 90 jovens sem idade para trabalhar.

Um funcionário de alta patente da empresa chegou à fábrica Foxconn, onde, ano passado, foram noticiados 10 casos de suicídio. Nesta fábrica será montada uma equipa de prevenção do suicídio, além de outras acções que visam a melhoria das condições de trabalho no local.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1785725

Nenhum comentário:

Postar um comentário