terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria

Conforme release da Associação Brasileira de Psiquiatria, eis a notícia, não tão nova, mas com ecos a perdurar e a produzir bons frutos.

ABP lança Campanha de prevenção ao suicídio em Congresso

06/11/2009

A Associação Brasileira de Psiquiatria lançou, durante o 27º Congresso Brasileiro de Psquiatria, uma campanha de prevenção ao suicídio. Segundo a instituição, o tema deve ser encarado como um sério problema de saúde pública. Foi produzido material educativo para a população, incluindo um filme na TV e também um manual para a imprensa com orientações sobre a abordagem do assunto. (assista aqui o vídeo)

Os números explicam a preocupação: são 24 mortes por dia no Brasil e três mil no mundo todo, além de 60 mil tentativas. Trata-se da terceira causa de mortes entre jovens (15-35 anos).

A campanha pretende esclarecer o público e aumentar a prevenção, alertando para o fato de que 90% das vítimas têm algum transtorno mental. Sendo assim, é necessário aumentar o conhecimento sobre a doença e conscientizar para a importância de seu diagnóstico precoce e de um tratamento adequado.

Segundo os especialistas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é possível evitar boa parte das tentativas de suicídio. Para o presidente da ABP, João Alberto Carvalho, o tratamento especializado é essencial. “Pessoas com doenças como depressão e alcoolismo têm mais chances de desenvolver o comportamento. É preciso reconhecer os casos de risco e intervir de forma adequada, para evitar consequências mais graves”, explica.

Apesar da relevância e da incidência, levantamentos da OMS indicam que o problema é negligenciado. Ao contrário de outras causas externas de óbito, como acidentes de trânsito e homicídios, o número de casos cresceu 60% nos últimos 45 anos.

O conteúdo do material produzido para a campanha visa promover suporte e reabilitação para as pessoas com comportamento suicida; melhorar diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais; aumentar a atenção entre profissionais de saúde para suas próprias atitudes e tabus em relação à prevenção do suicídio e às doenças mentais; identificar e reduzir a disponibilidade e o acesso aos meios para se cometer suicídio (ex. armas de fogo, substâncias tóxicas).

Taxas

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a mortalidade por suicídios é baixa (4,5/100.00 habitantes), mas existem locais que apresentam taxas duas vezes superiores à média nacional. É o caso do Rio Grande do Sul (9,8/100.000). Nesse Estado, em determinadas faixas etárias, as taxas chegam a 30,2/100.000.

Fonte: http://www.abpbrasil.org.br/sala_imprensa/releases/exibRelease/?release=158

Nenhum comentário:

Postar um comentário