quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Posto Abolição do CVV promove treinamento para voluntários

O Centro de Valorização da Vida - CVV, realiza gratuitamente há 53 anos o  Serviço de Apoio Emocional e Valorização da Vida (consequentemente prevenindo o suicídio) utilizando o telefone e recentemente outros meios  como ferramenta.

O posto CVV Abolição realizará nos dias 27/09 e 28/09/2014 um novo curso para seleção e capacitação de novos voluntários e solicitamos a sua colaboração em divulgar o evento.

Evento

. De 13:30 às 18:30h
. Será apresentado a filosofia da entidade e a forma de conduta a ser seguida pelo voluntário.

É necessário comparecer aos dois dias do evento.

Local do evento

A Seleção e capacitação sera feita na Rua Abolição, 411 - Centro - São Paulo - Próximo as estações do Metrôs Anhangabaú ou Sé ou terminal de Ônibus Bandeira.

Inscrições e informações 

Poderão ser feitas pelo telefones (11) 3242-4111 ou 9.8143-3611, de 15 às 23h todos os dias ou por e-mail: abolicao@cvv.org.br. Os candidatos poderão ainda fazer a inscrição 15 minutos antes do curso.

Mais informações

Os postos CVV desenvolvem trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos, atendimento pessoal, via correio, e-mail e mais recentemente via chat, no próprio site da entidade (www.cvv.org.br).

http://www.cvv.org.br.
http://www.youtube.com/watch?v=cRMG7jSARSU
https://www.facebook.com/postocvv.abolicao

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ALERTA!!

Ainda os ecos do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, no dia 10 de setembro!

Amazonas registra o maior crescimento  de suicídio de jovens do País 

Dados do Mapa da Violência foram lembrados no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, na quarta

domingo 14 de setembro de 2014
Márcia Valéria / portal@d24am.com

Manaus - Segundo dados do Mapa da Violência do Ministério da Saúde (MS), o Amazonas tem a maior taxa de crescimento de suicídio juvenil do País: 134,9% entre os anos de 2002 e 2012. O mais preocupante, de acordo com o MS, é que estima-se 300 tentativas para cada caso registrado, além da sub-notificação. O levantamento, divulgado em julho, voltou ao debate na última quarta-feira, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

A dona de casa Maria* entrou em desespero quando a filha Katia*, de 20 anos, disse que tinha chegado a medir a altura entre o telhado da varanda e o chão para ver se conseguia pendurar uma corda e pular. “Ela não falou diretamente a palavra suicídio, mas como já vinha apresentando sinais de depressão, decidi procurar ajuda antes que minha filha tirasse a própria vida. Hoje, fora do quadro depressivo, ela me contou que só não se matou naquela época porque pensou em mim”, contou.

Já a cabeleireira Eliane* chegou a tempo de segurar as pernas do filho André*, de 18 anos, que estava em cima de um banco e preso a uma corda amarrada na sacada da janela do quarto. “Deus me deu forças e eu o segurei a tempo e impedi que ele pulasse. Como sequela, ele ficou com uma cicatriz no pescoço”, disse.

Outras mães não tiveram a mesma sorte que Maria e Eliane e seus filhos. No período de dez anos, aponta o Mapa da Violência, 100,6 a cada 100 mil crianças, adolescentes e jovens com menos de 25 anos cometeram suicídio no Estado. Foram 781 mortes, destas 402 em Manaus, 65,5 para cada 100 mil habitantes juvenil da capital.

A psicóloga Auxiliadora Ribeiro, da clínica Pais e Filhos, afirma que vários motivos levam um jovem escolher por fim a sua vida e, na maioria dos casos, estão ligados à depressão. Ela alerta que os familiares devem estar atentos aos sinais.

“A qualidade de vida que tem, o tipo de família que ele pertence, o papel que ele desempenha perante os familiares, as frustrações, as perdas, as decepções, o uso excessivo de álcool e drogas e o nível de tolerância que ele encara sua vida pode levá-lo ao suicídio”. disse.

Para ela, a  grande demanda dos dias atuais requer investimento e participação dos jovens nas mais diversas esferas e contextos familiares. “Sendo assim o jovem se vê pressionado a responder cada vez mais. Alguns percebem-se incapazes e veem no suicídio uma solução”.

Ela orienta que a atenção dos pais, a acolhida nos momentos difíceis e o limite são ingredientes que permitem que, em situações que geram ameaça ao jovem, ele possa apresentar defesas adequadas e assim bloquear  as situações que geram angustia e ansiedade.

Ranking
O Mapa da Violência também aponta dois municípios amazonenses, de até 20 mil habitantes, entre as três maiores taxas de suicídio de jovens do País.  Em primeiro lugar no ranking,  está São Gabriel da Cachoeira (51,2) e, em terceiro, São Paulo Olivença (36,7). Em segundo, aparece Três Passos, no Rio Grande do Sul (41,9).

Tefé, com taxa de 16,7, também aparece no Mapa da Violência na 29ª posição e Tabatinga, com 14,7, na 90ª posição, entre as 100 cidades de até 20 mil habitantes com as maiores taxas de suicídio juvenil.

De acordo com o Mapa da violência, entre o número de casos  de suicídio na população geral, o crescimento foi de 131,3% entre 2002 e 2012, no Estado. Em Manaus, no mesmo período, o crescimento foi de 89,6%. Foram  1.407 mortes em dez anos, que representa a taxa de 90,7 para cada 100 mil habitantes. Em Manaus, foram 784 mortes, 51,6 para cada 100 mil.

O MS alerta que  os suicídios vêm aumentando de forma progressiva e constante, no Amazonas. Foram 80 em 2002, 147 em 2008 e 185 em 2012. Entre os jovens foram 43, 93 e 101, no mesmo período.

*Os nomes são fictícios para manter a privacidade das famílias.

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/amazonas/amazonas-registra-maior-crescimento-suicidio-jovens-pais/119887


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio Ecos de Portugal

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Odemira comemoram hoje o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Na Biblioteca de Odemira é apresentado o resultado do estudo “Suicídio e Autópsia Psicológica” realizado pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e sob coordenação científica do Coordenador Nacional do Projecto Europeu da Prevenção do Suicídio, Professor Ricardo Gusmão. Este estudo é apontado como inovador dada a utilização de um instrumento desenvolvido para investigação forense. A apresentação está a cargo do ex-coordenador executivo do Observatório do Suicídio e Parassuicídio do Baixo Alentejo, José Henrique Santos, psicólogo co-autor do trabalho.

A promoção da saúde mental também é a temática que vai ser abordada junto da comunidade feminina do Estabelecimento Prisional de Odemira, na próxima segunda-feira. Esta acção de sensibilização da ULSLA pretende apoiar as mulheres em exclusão social na identificação dos primeiros sinais e sintomas em saúde mental – neurose, psicose, depressão, entre outros.

Estas são algumas das iniciativas da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano desenvolvidas no âmbito das comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=4951

sábado, 6 de setembro de 2014

CAVIDA de Maceió-AL presente no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Cavida trabalha ações no
dia mundial de prevenção ao suicídio

O dia 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de sensibilizar e convocar os países-membros para a criação de estratégias para a prevenção do suicídio, que tem altas taxas em todo o mundo.

O suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos. A cada 35 segundos uma pessoa chega ao óbito por suicídio.

Como uma estratégia de prevenção, foi criado o CAVIDA – Centro de Amor a Vida, que é um serviço de utilidade pública estadual (Lei 7553/2013) que trabalha na prevenção ao suicídio, auxiliando a salvar vidas através de serviços como: psicoterapia individual e de grupo, palestras, e capacitação profissional. Os serviços são gratuitos à comunidade e fornecidos por uma equipe multiprofissional capacitada para trabalhar nessa temática.

É importante estar em alerta aos sinais que indicam comportamento suicida, tais como: Comportamentos de isolamento; tristeza; desânimo com a vida; dificuldade financeira; dificuldade de relacionamento; bullying; depressão; uso excessivo de drogas; direção perigosa; etc...

Caso conheça alguém que precise de ajuda, indiquem nosso serviço e ajude a salvar vidas, prevenindo o suicídio e promovendo saúde à população.

Informações 3326-2774 / www.projetocavida.blogspot.com.br

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=209094

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

10 de Setembro :: Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Sugestão do Grupo Vida-Suicidologia da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / Minas Gerais):

  • Coloque um balão amarelo na janela de sua casa, durante o dia. 
  • Ou acenda uma vela próximo à janela, às 20h. 

Demonstre o seu apoio à "prevenção do suicídio: tarefa para muitas mãos".

Participe dessa ação de solidariedade!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pela opção de viver

CVV e a prevenção do suicídio 
(28/8/2014)

Uma história que se repete periodicamente – celebridades tiram a própria vida, vítimas de depressão, álcool, drogas, dificuldade em lidar com pressões sociais ou familiares ou mesmo com as mudanças da vida.

É possível mudar essa história? Sim, certamente, porque pelo menos nove em cada dez suicídios poderiam ser prevenidos e o suicida pede ajuda, ao contrário do que muitos acreditam. Mas para começar a efetivar essa mudança é preciso falar no assunto.

O tema suicídio está ausente nas conversas entre amigos, entre pais e filhos, nas aulas escolares, nos consultórios médicos e nas páginas dos jornais. O assunto só aparece quando uma celebridade comete o suicídio e a polêmica se restringe ao fato em si, sem o devido aprofundamento no que isso pode representar às nossas vidas – somos nós ou as pessoas que nos cercam potenciais suicidas? Como saber identificar, como prevenir e como pedir ajuda?

É preciso quebrar o tabu do silêncio.

É preciso provocar discussões saudáveis, entendendo que o problema não se restringe aos famosos. Esse tipo de morte, ou tentativa, acontece em qualquer família, em qualquer cidade, com pessoas de qualquer idade. O Brasil tem visto um aumento preocupante nos índices de suicídio entre jovens, uma idade na qual, pela lógica, as pessoas sonham mais, são mais felizes e sentem-se menos pressionadas.

O CVV, entidade que atua na prevenção do suicídio há 52 anos, convida a todos os brasileiros quebrarem esse silêncio no dia 10 de setembro, Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. Se alguns começarem a falar, a trazer o tema à tona em seus círculos profissionais e pessoais, podemos deixar de perder 25 brasileiros ao dia vítimas dessas mortes. Brasileiros que viram na morte a única saída, mas que poderiam ver a vida ainda como uma opção se soubessem que há como pedir ajuda.

O suicídio no Brasil

No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos outras 50 tentam tirar a própria vida. No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em cometer suicídio no decorrer de suas vidas. De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados. Quem tenta suicídio pede ajuda. Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção.

Mais informações: André Lorenzetti – (11) 3092-3907

Fonte: http://noticias.r7.com/pr-newswire/saude/pela-opcao-de-viver-cvv-e-a-prevencao-do-suicidio-20140828.html

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Prevenção do suicídio em evento na Escola Superior de Criciúma

Suicídio é tema de palestra na Esucri

Evento faz parte da Semana de Psicologia que acontece até sexta-feira na instituição

Na noite dessa segunda-feira, dia 25 de agosto, a Esucri realizou a abertura oficial da Semana de Psicologia, que vai promover palestra e seminários até a próxima sexta-feira de diversas áreas do setor. Na abertura, o perito do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, Almir Fernandes de Souza, falou sobre a prevenção do suicídio e a importância de prestar atenção nos sinais que uma pessoa pode dar, quando pretende tirar sua própria vida.

“A palestra foi muito produtiva, todos perguntaram bastante sobre o tema. É muito importante continuarmos a divulgar os métodos de prevenção. Isso só acrescenta no número de salvamentos. Até o dia 4 deste mês, somamos 41 dias sem nenhuma ocorrência. Nosso novo recorde do ano”, conta Souza

Conforme o perito, a Esucri será parceira do projeto Criciúma Mais Vida. “A instituição se colocou a disposição para ajudar com ações de prevenção. Já estamos programando uma caminhada pelas ruas de Criciúma para alertar a população sobre o tema”, ressalta.

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/seguranca/2014/suicidio-e-tema-de-palestra-na-esucri

Mitos e realidades sobre suicídio
Mito: Só acontece em classe social baixa.
Realidade: Errado! Acontece em todas as classes sociais, indistintamente.
Mito: Quem quer praticar suicídio, não avisa.
Realidade: Errado! A grande maioria está pedindo ajuda e dá pistas.
Mito: Todo suicida quer morrer.
Realidade: Errado! Ele quer parar de sofrer, não quer morrer, quer solucionar o seu problema.
Mito: Quem tenta suicídio é corajoso ou covarde.
Realidade: Nem um, nem outro, mas é a única solução que ele vê para solucionar o seu problema naquele momento.
Mito: Quem já tentou suicídio, vai tentar outras vezes.
Realidade: Verdade! E poderá até conseguir, mas se alguém lhe escutar, poderá desistir da ideia.
Mito: Deprimidos. Hereditariedade, alcoólatras, drogados, doentes mentais são pessoas de riscos na tentativa.
Realidade: Sim, na maioria dos casos, mas nem sempre! Qualquer pessoa pode ser um suicida em potencial.
Mito: O perigo passou, quando não ocorre a morte.
Realidade: Errado! Devemos ficar em alerta! Pode ser que a aparente tranquilidade após a tentativa seja pelo fato de já estar decidido e já ter escolhido uma forma mais efetiva para fazê-lo. 
Mito: Quem ameaça não faz.
Realidade: Errado! Faz sim, todo tipo de ameaça deve ser valorizada como: bilhetes, pequenas frases, deixar de fazer o que gostava, ficar fechado em si mesmo.