sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Especialistas alertam sobre os “6Ds”, sinais de alerta para saúde mental dos jovens

Valber Dias, psiquiatra, fala sobre a maneira de identificar algum tipo de problema psicológico e de que forma as famílias, em geral, podem se atentar diante disso.

“Especificamente para o suicídio, existem aqueles que são os sinais de alerta, os 6Ds: sinais de desespero, desesperança, delírio, desamparo, depressão ou, a presença de dependência química ou abuso de substância”, pontuou.

Dias fala também sobre formas de garantir a saúde mental dos jovens, especialmente durante este período de pandemia e isolamento social. “O suicídio é algo que pode ser prevenido com os fatores que temos de proteção. O mais importante deles é a autoestima”, disse.

Entre esses fatores estão ter bom suporte familiar e laços sociais bem estabelecidos. “Ter um propósito para a vida ou exercer algum tipo de espiritualidade; cuidar da saúde mental e trabalhar a questão da resiliência”.

Vicente Ramatis, também psiquiatra, alerta os familiares sobre perceber comportamentos que apresentem um distúrbio claramente fora da curva, seja introvertido ou até mesmo exagerado.

“Para esses casos, o primeiro fator pode ser um quadro esquizofrênico ou um quadro bipolar. O importante é fazer uma prevenção prévia. Procure uma ajuda profissional, não espere a situação se agravar”.

Para as pessoas que não procuraram ajuda psiquiátrica, por medo de tornarem-se dependentes de remédios, Ramatis orienta: 

A pessoa que sente receio pode estar perdendo tempo, porque as medicações podem melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos. Hoje em dia são poucos os medicamentos que podem criar dependência. Saia desses pré-conceitos e achismos é necessário. O importante é procurar ajuda, sair da zona de conforto e não deixar que o pior acontecer. Comece o tratamento sempre na fase inicial e não se preocupe com a opinião de ninguém.

Procure ajuda!

O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar. O CVV mantém total sigilo sobre tudo o que é conversado por telefone, e-mail e chat 24h.

Ligação gratuita de todo o país: 188

Fonte: https://eshoje.com.br/especialistas-alertam-sobre-os-6ds-sinais-de-alerta-para-saude-mental-dos-jovens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário