sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Amanda Olig e seu depoimento alentador

"Descobri minha gravidez depois de uma tentativa de suicídio", diz mãe

Izabel Gimenez e Renata Menezes

Nos últimos dias, o vídeo que conta parte da história de Amanda Olig viralizou no Tik Tok e comoveu mais de 9 milhões de pessoas. A escritora, que na época era diagnosticada com depressão, tentou se suicidar sem saber que estava grávida. “Eu tomei vários medicamentos. Não sentia que queria morrer, mas estava frustrada. Na mesma hora chamei minha mãe e fomos para o hospital fazer a lavagem estomacal. Cerca de duas semanas depois, descobri que tinha um bebê na minha barriga”.

Pouco tempo depois, o ex-namorado colocou um ponto final no relacionamento, o que tornou a situação ainda mais difícil. Filha de mãe solo, Amanda sempre sonhou em formar uma família grande para evitar viver as mesmas dificuldades que viu sua mãe enfrentar ao criar uma criança sozinha. “Minha gestação foi muito difícil, não entendia porque estava acontecendo aquilo comigo. Eu orei minha vida inteira para encontrar alguém bom. Queria estar em outro contexto, via a história se repetindo”.

Olig precisou de tempo para conseguir amar Théo e brinca que Iza, sua mãe, precisou amá-lo primeiro para que ela entendesse como fazer isso. Durante toda a gravidez, foi a matriarca que acalmava seus medos, suas inseguranças e tirava suas principais dúvidas sobre o tema. Depois de pouco mais de 1 mês do nascimento do garoto, Amanda confessou a mãe que não entendia porque o bebê tinha nascido. “Eu dizia para ela: ‘Eu quero que ele seja feliz, mas não sei porque ele está aqui’. Ela chorou muito comigo, me acalmou e foi para o trabalho. Foi a última vez que nos vimos. Mais tarde, enquanto amamentava o telefone tocou para avisar que ela tinha sofrido um acidente”.

Dona Iza faleceu em 2019 de mal súbito. Amanda conta que se viu sozinha naquele momento, já que ela era sua maior companheira desde sempre. “Foi um trauma, um choque. Foi muito difícil retomar esse momento da amamentação de forma leve. Toda vez que o colocava no peito, desabava. Não conseguia nem olhar para ele. Achei que iria enlouquecer. Catava os fios de cabelo pela casa, cheirava as roupas antigas dela. Sei que é horrível dizer isso, mas naquele momento desejava que tudo caísse na nossa cabeça para que a dor acabasse”.

Amanda se permitiu conhecer seu filho e dar tempo para que a relação dos dois crescesse cada dia mais. Sua rede de apoio, além da família do ex-companheiro, era uma grande amiga de Iza da época da juventude. No passado, as duas engravidaram juntas e prometeram que se caso algo acontecesse com uma delas, a outra sempre estaria ali para cuidar das crianças. “Foi importante, mas o colo de mãe você não encontra em nenhum outro lugar. Tentava entender porque Deus tinha me dado aquele bebê e tirado minha mãe. A dor continua até hoje, a diferença é que aprendi a conviver com ela. Gosto de pensar da forma romântica que eles combinaram que um ficaria para me ajudar e me manter forte”.

Desde o início, Amanda sentiu dificuldade de compartilhar essa dor com pessoas a sua volta. Foi na internet onde encontrou mulheres que passaram por situações parecidas e se sentiu confortável para expressar seus sentimentos através de textos e vídeos. “Escrever, chorar e me permitir ser vulnerável, me ajudou a tratar essa ferida. Se eu não vivesse o luto naquele momento, uma hora isso ia afetar o meu filho. No meio de tudo isso, a pandemia começou. Foram mais de 500 mil famílias que estavam vivendo essa perda também. Conseguir dialogar com outras pessoas que também sofrem, me encoraja. Ajuda a dar sentido a dor porque ela está direcionada a algo positivo. Seria cruel comigo mesma viver isso sozinha”.

Onde buscar ajuda

Caso você ou algum membro da sua família precise de apoio emocional, entre em contato com o serviço gratuito de prevenção do suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do telefone 188 ou do site www.cvv.org.br. Eles ficam disponíveis de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/08/descobri-minha-gravidez-depois-de-uma-tentativa-de-suicidio-diz-mae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário