Na notícia abaixo há três itens a se avaliar e tomar como parâmetro.
Primeiramente, a existência de um plano nacional de prevenção do suicídio, o que ainda não temos, no Brasil.
Depois, o protagonismo da escola de enfermagem e seus profissionais.
Por fim, o projeto +Contigo, focado no atendimento a alunos.
Esperamos que o Setembro Amarelo tenha deixado bons frutos, muito estímulo e mais consciência do que devemos realizar em favor da prevenção do suicídio.
Prevenção de suicídio em meio escolar debatida na Escola de Enfermagem
A expansão, a nível nacional, do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar ‘+Contigo’, as expectativas para o futuro, os novos parceiros e os resultados alcançados no ano letivo de 2014-2015 vão ser debatidos num encontro na quarta-feira, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Mais de sete mil jovens foram abrangidos, desde 2009, pelo ‘+ Contigo’, ano em que o programa começou a ser dinamizado pela ESEnfC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, refere uma nota deste estabelecimento de ensino.
A partir da região Centro do país, o projeto ‘+ Contigo’ estendeu-se, então, à Lourinhã e à ilha do Pico, nos Açores, prevendo-se que durante o ano letivo de 2015/16) se “expanda às áreas de intervenção das administrações regionais de Saúde do Norte, do Alentejo e do Algarve”, adianta a mesma nota da ESEnfC.
O “+ Contigo” tem o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.
Além daquela Direcção-Geral, são parceiros do ‘+ Contigo’ a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro, os centros hospitalares e Universitário de Coimbra, do Baixo Vouga, de Lisboa Norte, de Leiria-Pombal e de Tondela-Viseu e o Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria (Lisboa) e o município da Lourinhã.
Fonte: http://www.asbeiras.pt/2015/09/prevencao-de-suicidio-em-meio-escolar-debatida-na-escola-de-enfermagem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário