sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Espaço de escuta e de prevenção do suicídio: notável experiência em Portugal

A publicação da reportagem abaixo deve-se  ao fato de que a instituição abaixo descrita, a Associação Coração com Vida, é um grande espaço de escuta terapêutica, onde se acolhe pessoas às voltas com muitos dos problemas (e traumas) que induzem à violência e, principalmente, a violência autoprovocada. O notável é que este local de convivência e acolhimento é praticamente um complexo de serviços entrelaçados para servir às pessoas que os buscam. A se replicar mundo afora!

Associação Coração com Vida é um espaço onde pode encontrar alguém para conversar


Está aberto ao público nas Caldas da Rainha desde fevereiro de 2018 um espaço da Associação Coração com Vida, que tem por missão desenvolver projetos com impacto social positivo na região.


Marlene Sousa (29 janeiro 2020)

Tem ao dispor das pessoas aconselhamento e uma área de convívio que dispõe de jogos de tabuleiro, televisão e partilha à volta de um café ou chá e um bolo.

O espaço tem ainda um banco de roupa e de brinquedos e realizam-se oficinas de artes, workshops, palestras, seminários e partilham-se habilidades.

Raquel Martins e Lusiana Lima (voluntárias), e Paulo Francisco, pastor da Igreja e presidente da associação

É um projeto da Associação Coração Com Vida, uma organização sem fins lucrativos da Igreja Evangélica Baptista das Caldas da Rainha.

Embora a associação já tenha sido fundada em 2016, foi só em 2018 que a Igreja Baptista teve possibilidades para poder abrir um espaço preparado para receber as pessoas.

“O nosso objetivo é ajudar e ouvir as pessoas”, disse ao Jornal das Caldas, Paulo Francisco, pastor desta Igreja e presidente da mesa de assembleia da associação.

O que está na base do projeto é o combate à solidão que é transgeracional, não é só um problema dos idosos”, sublinhou o pastor, revelando que desde que o espaço abriu tem recebido dezenas de pessoas.

Paulo Francisco adiantou que o espaço nasceu porque identificaram uma série de “necessidades no concelho*, pois éramos frequentemente contactados por pessoas que nos batiam à porta porque precisavam de desabafar”.

Os principais problemas sinalizados tinham a ver com situações de depressão, tentativas de suicídio, violência doméstica, isolamento e desemprego.

No espaço da Associação Coração Com Vida também se faz a prevenção do suicídio. “Há muitas pessoas com falta de esperança e nós queremos mostrar que há esperança e há quem disponha do seu tempo para ajudar sem segundas intenções e sem querer nada em troca”, explicou o responsável. 

Outro problema apontado pelo pastor é a violência doméstica. “Nós nem imaginamos a quantidade de pessoas que sofrem nas Caldas da Rainha por causa de divergências familiares e vítimas de violência doméstica”. Paulo Francisco revelou que a Associação Coração com Vida foi apresentada à Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade como uma instituição que faz resposta em primeira linha a este problema.

Daí que o espaço da Associação que se localiza na Rua do Montepio, 2, tem na porta afixado um documento com informação às vítimas de violência doméstica, incentivando a pedirem ajuda através do número 800 202 148.

Devido às necessidades verificadas criaram um gabinete próprio reservado onde duas vezes por semana (terças e sextas-feiras, das 14 às 18h) está uma pessoa especializada com formação na área de psicologia que faz aconselhamento. “Não é uma consulta”, apontou o pastor, sublinhando que é “um tempo de escuta, que é muito importante porque as pessoas têm necessidade de falar e numa sociedade tão rápida onde as pessoas andam a correr atrás das coisas por vezes não damos a devida atenção a quem precisa de ser escutado”.

Paulo Francisco, que é pastor da Igreja Batista desde 2012, também faz aconselhamento a quem precisa. Tem formação em engenharia mecânica e reside e trabalha na Marinha Grande. 

O espaço funciona com 15 voluntários. “Nós já temos mais de três mil horas de voluntariado desde que inaugurámos a 17 de fevereiro de 2018”, revelou o presidente da Associação.

A Associação Coração Com Vida é uma estrutura complementar à rede de apoios que já existe na cidade, tornando-se assim num espaço aberto à comunidade onde as pessoas sabem que encontram alguém para conversar. E todos são bem-vindos, independentemente se estão ou não inseridos na Igreja Evangélica Baptista. “Nós já fazemos este trabalho em prol da comunidade dentro da Igreja há muitos anos, mas sendo uma igreja de cariz evangélico achamos que é uma barreira emocional, então considerámos importante abrir o espaço para acudir a esta necessidade que existe”, explicou.

Paulo Francisco garante que a intenção “não é levar as pessoas para a Igreja Evangélica Baptista das Caldas” e o convite à Associação Coração com Vida “é para todos que procuram alguém  que os escuta e a todos aqueles que se queiram juntar ao projeto como voluntários”, salientando que o tipo de atividades que possam vir a desenvolver vai depender muito da disponibilidade e propostas dos próprios voluntários.

A loja social vende roupa, malas, brinquedos e livros a um preço simbólico que varia entre os cinquenta cêntimos aos dois ou três euros e que reverte a favor da manutenção do espaço. “Mas quem venha buscar roupa e não tenha dinheiro para pagar não é por isso que não levam os artigos que necessitam”, referiu.

A Associação Coração com Vida não tem qualquer subsídio, vive através da ajuda da Igreja Evangélica Baptista e de contribuições que permitem suportar os custos do espaço (água, eletricidade, seguros) e pagamento da renda, que é de cerca de 700 euros por mês

Brevemente vão ter consultas sociais na área da nutrição, psicologia e neuropsicologia, onde os profissionais de saúde irão cobrar um valor mais simbólico do que é o habitual.

A Coração com Vida fez ainda uma parceria com a Associação para a Promoção da Prevenção do Abuso Sexual (SFPPP) com o intuito de levar às crianças das escolas do concelho formação e informação sobre a prevenção de abusos sexuais. A vice-presidente da SFPPP, Margarida Ferraz, realiza palestras informativas às crianças sobre “Abusos Sexuais”, de forma lúdica e clara, na linguagem de cada faixa etária. Há disponibilidade para realizar gratuitamente estas palestras nos agrupamentos escolares das Caldas e da região, para isso basta entrarem em contacto com a Associação Coração com Vida pelo tel. 262144 503.

A associação funciona de terça a quinta-feira, das 15h00 às 18h00, mas o objetivo é estender os horários assim que o número de voluntários o permitir.

O intuito é também abrir um segundo espaço noutro concelho com o intuito de dar resposta a mais pessoas que precisam.  

Nota: concelho, neste texto, é o mesmo que "divisão territorial, administrada por um município"

Fonte: https://jornaldascaldas.com/Associacao_Coracao_com_Vida_e_um_espaco_onde_pode_encontrar_alguem_para_conversar_

Nenhum comentário:

Postar um comentário