sábado, 25 de janeiro de 2020

Saúde mental em Teresina, Piauí: consolidação, avanço...


Gerência de Saúde mental realizou diversas ações para melhorar fluxo dos atendimentos


Em 2019, a Gerência de Saúde Mental da capital fez 181 ações em alusão às datas da saúde mental


A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Saúde Mental, realizou diversas ações em 2019, que visaram melhorar os atendimentos das pessoas com sofrimento psíquico. Um novo Centro de Atenção Psicossocial foi inaugurado, a sede própria do CAPS II Norte. Sua estrutura mais ampla conta com quatro consultórios para atendimentos individual, um consultório para atendimentos de enfermagem, uma sala de medicação, farmácia e repousos para usuários masculinos e femininos com banheiros adaptados. A obra custou R$ 1.011.228,27, oriunda de recursos federais com contrapartida da FMS. Até o final de fevereiro de 2020 será inaugurada a nova sede do CAPS II Sudeste teve o investimento de R$ 1.1.311.128,02 para a construção de 728,50 m².

A Gerência de Saúde Mental implantou em 2019 o protocolo de atendimento a urgências e emergências em saúde mental incluindo a população em situação de rua. Além de ter também realizado o I Fórum do Grupo de Geração de Trabalho e Renda, que contou com a participação de empresas, usuários e profissionais dos CAPS. “O objetivo foi mostrar o exemplo dos usuários dos CAPS que já estão no marcado de trabalho, como eles podem ser produtivos e contribuírem para as empresas. O fórum quis promover uma quebra de estigmas e preconceitos”, informa Luanna Buenos, gerente de saúde mental de Teresina.

Pessoas com deficiência psicossocial apresentam sequelas de transtornos mentais, mas que não as incapacita de trabalhar e ter uma vida produtiva. Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, saúde e trabalho andam juntos. Uma vida produtiva leva a uma melhor qualidade de vida, que se reflete diretamente no bem-estar do corpo e mente. “Agregado ao trabalho da saúde mental, nós temos que buscar mecanismos, fazer com que essas pessoas que são tratadas, que têm uma nova forma de enxergar o mundo, e tem uma vontade de viver, possam ser reinseridas no mercado de trabalho”, afirma o presidente.

Em 2019, a Gerência de Saúde Mental da capital fez 181 ações em alusão às datas da saúde mental: Janeiro Branco, Dia Nacional da luta antimanicomial (18 de maio), dia mundial da Saúde Mental (10 de outubro), dia mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Implantou também o fluxo de atendimento ao comportamento suicida, em que os profissionais que atuam da Rede de Saúde Mental de Teresina receberam atualização sobre prevenção ao suicídio, com o tema ‘Manejo do paciente com comportamento suicida’.

Hoje Teresina possui uma rede de saúde mental bem estruturada e fortalecida. Temos o PROVIDA, sete Centros de Atenção Psicossocial. “Um CAPS Infantil, um AD (Álcool e Drogas) e quatro CAPS tipo dois e dois CAPS tipo três, todos atendendo demandas de pessoas com ideação suicida. O suicídio, 90% dos casos, é atrelado a algum transtorno mental”, afirma Luanna Bueno. Ela diz ainda que segundo as estatísticas, os jovens são os mais afetados. “Então entendemos que a rede de atenção psicossocial da capital precisa continuar esse fortalecimento diante da temática suicídio.

Fonte: www.fms.teresina.pi.gov.br/noticia/3054/gerencia-de-saude-mental-realizou-diversas-acoes-para-melhorar-fluxo-dos-atendimentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário