quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os idosos em Portugal e as altas taxas de suicídio nesta faixa etária

Metade dos casos de suicídio em Portugal envolve idosos

Em 2010, cerca de 50% dos suicídios no País foram praticados por pessoas com 65 anos ou mais, escreve o Público. A conclusão é do estudo ‘Epidemiologia do Suicídio em Portugal, 1902-2010’, realizado pelo investigador Carlos Pinhão Ramalheira, que adiantou àquele jornal que “não se pode estabelecer relação direta entre suicídio e desemprego”.


Em 1941, os suicídios nos idosos correspondiam a cerca de 20% dos casos, valor que aumentou para 50% em 2010, escreve o jornal Público que divulga os resultados do estudo ‘Epidemiologia do Suicídio em Portugal, 1902-2010’, realizado pelo investigador Carlos Pinhão Ramalheira, no âmbito do seu mestrado integrado em Medicina.

Em declarações ao Público, o médico lamentou que o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio não se dedique mais a este grupo etário, defendendo a adoção de medidas que evitem o isolamento dos idosos, assim como o reforço da assistência social dada e das políticas de envelhecimento ativo.

De acordo com o investigador, “este efeito nos idosos foi extraordinariamente superior para o aumento dos suicídios do que o desemprego”, o que o leva a crer que “não se pode estabelecer relação direta entre suicídio e desemprego”. Além disso, os suicídios entre os empregados foram superiores ao verificado entre os desempregados.

Outra das conclusões do investigador foi que o número destes casos registados em Portugal desceu constantemente nos últimos cem anos.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/

Jornalista homenageia CVV no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

No dia de prevenção do suicídio, uma homenagem ao CVV, que salva tantas vidas
Mônica Bernardes (jornalista e autora deste livro em destaque)

Neste Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/09), seria muito bom que o assunto passasse a ser tratado de maneira aberta, sem ser considerado tabu.

A imprensa sempre teve dificuldade em abordar o tema, por considerar que falar de suicídio poderia ser um estímulo à prática. Mas, na verdade, acontece o contrário. A informação poderia ser útil para evitar novos casos.

Quando eu preparava o livro "Sou Feliz, Acredite!", tive o privilégio de entrevistar uma mulher especial cuja vida de altos e baixos a levou a um voluntariado de grande valor: Solange dos Santos atuou no Centro de Valorização da Vida, o CVV, uma entidade que oferece apoio emocional e já salvou muitas vidas. O testemunho sobre a rotina do atendimento foi comovente. As pessoas que se dispõem a ouvir quem está desesperado precisam de um equilíbrio fora do comum e é isso que, muitas vezes, garante o êxito do trabalho. Os voluntários usam estratégias bem elaboradas para lidar com quem busca ajuda. E a alegria é enorme  quando se percebe que uma simples conversa pode impedir que alguém dê fim à própria vida.

Quem trabalha no CVV sabe  que, na maioria dos casos, as pessoas não querem se matar. Querem mudar de vida. Sofrem com problemas emocionais, psicológicos, distúrbios mentais, dependências químicas, todo tipo de alteração capaz de tirar a pessoa do eixo. Mas, com cuidados médicos, psiquiátricos e com uma boa dose de atenção, muita gente pode virar o jogo e desistir de abrir mão da própria vida.

O CVV atende pelo telefone 141, todos os dias, dia e noite, sem parar. Uma homenagem a todos que têm coragem de exercer esse tipo de voluntariado.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/216339+no+dia+de+prevencao+do+suicidio+uma+homenagem+ao+cvv+que+salva+tantas+vidas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CVV SÃO PAULO EM AÇÃO - SEMANA E CAMINHADA PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA

7ª Semana de Valorização da Vida e a 4ª Caminhada pela Valorização da Vida

Veja abaixo do cartaz a programação completa!




































10/9 - TERÇA-FEIRA
Horário: 19h às 22h
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Tema : Saúde Emocional - Dia Mundial de Prevenção Suicídio.

Palestrante : Abertura Floriano Pesaro.

Tema: Saúde Emocional - Esquizofrenia.
Palestrante: Projeto Fênix Saúde Mental.

Tema: Saúde Emocional e Suicídio nas Comunidades Indígenas
Palestrante: Comunidade Indígena São Paulo

11/9 - QUARTA-FEIRA
Horário: 9h as 12h
CIC NORTE- Centro de Integração e Cidadania – Jova Rural.
Tema: Uma Sociedade Compreensiva Fraterna e Solidária.
Palestrante: Equipe de Palestra do CVV.

Tema: Saúde Emocional e Suicídio
Palestrante: Dra. Alexandrina Meleiro

Tema: Mobilização e Redes Sociais como Processo de Valorização da Vida
Palestrante: Vanessa Pipins - Canal Futura

12/9 - QUINTA-FEIRA
Horário: 14h as 14:30h.
Local: CVSP - Centro do Voluntariado de São Paulo
Tema: Um Sociedade Compreensiva, Fraterna e Solidária.
Palestrantes: Equipe de Palestra do CVV

Horário: 9h as 12h
Local: ACM - Associação Cristã de Moços - Centro - SP
Palestrantes: Equipe de Palestra do CVV

Horario: 20h
Local: Teatro Municipal de São Paulo
Tema: Caminhada Noturna Pela Valorização da Vida.

14/9 - SÁBADO
Horário: 9h as 10:30h
Local: Centro da Juventude Helena Portugal - Jd. Filhos da Terra.
Tema: Uma Sociedade Compreensiva, Fraterna e Solidária.

Horário: 10h as 16h
Local: Comunidade da Vila Albertina - Igreja Nossa Senhora Aparecida
Tema: Mutirão da Cidadania na Comunidade
Palestrante: Equipe de Voluntários do CVV da Regional São Paulo

15/9 - DOMINGO
Horário: 8h as 8:45h
Local: Instituição Alice Tibiriçá.
Tema: Uma Sociedade Compreensiva, Fraterna e Solidária
Palestrante: Equipe de Voluntários do CVV.

Horário: 9h as 12h
Local: Grupo Mãos Estendidas.
Tema: Cine Ser CVV
Filme: O Contador de História
Palestrante: Equipe de Voluntários do CVV

Portugal expande prevenção ao suicídio

Direção-Geral de Saúde, de Portugal, quer prevenir suicídio

Projeto da região Centro vai ser alargado a todo o país. Medida está prevista no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

A Direção-Geral de Saúde vai alargar a todo o país um programa de prevenção do suicídio que funcionava há 4 anos na região Centro. Esta é uma das medidas previstas no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio que é apresentado amanhã.

A informação é avançada, esta manhã, pelo jornal Público e foi confirmada à TSF. O projeto "Contigo" tinha nascido em 2009 naquela região depois do suicídio de uma aluna. A iniciativa foi da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e da Administração Regional de Saúde do Centro.

O responsável pelo projeto, José Carlos Santos, explica que este ano letivo a prevenção já vai chegar a mais alunos da zona Centro. No resto do país o ano vai ser para dar formação aos profissionais de saúde, sendo que às aulas as ações de formação só chegam no próximo ano letivo.

A Direção-Geral de Saúde já garantiu o financiamento deste projeto e as escolas interessadas em participar podem agora candidatar-se.

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra salienta os bons resultados conseguidos até ao momento na zona Centro, onde os adolescentes alvo destas ações de formação melhoraram a capacidade de resolução de problemas, o bem estar mental, a auto-estima e os sintomas depressivos.

IV Caminhada Pravida em Fortaleza

Caminhada na Beira Mar lembra que é possível prevenir o suicídio

Seis em cada 100 mil habitantes no Brasil cometem suicídio. A IV Caminha Pravida, realizada ontem na Beira Mar, alertou que é possível prevenir o suicídio, quando se dá a devida atenção à solidão do outro e à depressão

Sara Rebeca Aguiar (sararebeca@opovo.com.br)

A IV Caminhada Pravida foi realizada na avenida Beira Mar. O evento fez menção ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro)

Foto: Evilázio Bezerra
Quando os dias perdem as cores, quando sorrir já não faz mais tanto sentido, quando o quarto torna-se o escape mais opressor da realidade, é preciso que a ajuda chegue. E rápido. Perder o gosto pela vida leva ao suicídio seis em cada 100 mil habitantes no Brasil. “São mortes que podem ser evitadas”, adverte o médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos.

A IV Caminhada Pravida levou, aos que passavam ontem na avenida Beira Mar, a mensagem de que a prevenção do suicídio sempre é possível, se, diante do desespero interior do outro, for dispensada atenção médica e ambulatorial, além do olhar atento dos familiares. O evento foi realizado pelo Projeto de Apoio à Vida (Pravida), atividade da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Faz também menção ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A solidão, conforme aponta o médico, é o que mais motiva o desejo de morrer. Ela parte de cinco diagnósticos verificados em 98% dos casos: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, abuso de substâncias e transtorno de personalidade Borderline. “Todos tratáveis. Não devemos desprezar quando as pessoas falam em morrer”, alerta Fábio.

O primeiro passo, aconselha o psiquiatra, é a prevenção, encaminhando as pessoas para orientação médica. “Não se pode deixar que a pessoa chegue na depressão grave”. A segunda providência é o tratamento intenso, ambulatorial e psiquiátrico. O suicídio acontece quando há a ausência dessas atitudes ou o cuidado tardio com o doente. “Acompanhar muito bem as pessoas que tendem ao isolamento é fundamental”, reforça o médico.

Faltam leitos

A rede de assistência ao doente mental, no estado, ainda é muito falha, segundo o médico Wagner Gurgel. A única emergência psiquiátrica “com médicos 24 horas” está no Hospital Mental de Messejana. “Faltam leitos. Na atenção básica, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), não dão conta da demanda e não possuem uma ligação devida com a rede terciária. No interior, o problema é muito pior”, denuncia.

O médico, que trabalha em Ibaretama, próximo a Quixadá, busca especializar-se em psiquiatria. Ele diz que a área passa por uma crise até mesmo em relação ao interesse dos recém-formados em medicina. “Há preconceito entre os próprios médicos, têm-se medo dos pacientes. E é preciso vocação para seguir. As condições de trabalho não ajudam”, relata.

Serviço

Reuniões no Pravida

Unidade de Saúde Mental,no Hospital Universitário (rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo), às quintas-feiras, às 14 horas. Blog: http://migre.me/g03WJ

Saiba mais

Em 12 anos, Fortaleza saltou da 18ª para a 4ª capital com maior número de suicídios. De acordo com o médico psiquiatra Fávio Gomes, as estruturas de lazer de Fortaleza não acompanharam o crescimento da cidade. “As boas praças ou estão dentro dos condomínios ou afastam os frequentadores pela marginalidade”.

No Instituto Doutor José Frota (IJF), segundo Fábio, pelo menos quatro pessoas por dia dão entrada no hospital por tentativa de suicídio. Ele revela que os casos de mortes por essa natureza são subnotificados por entrarem nas causas quedas, intoxicações e acidentes de trânsito.

Fonte: http://www.opovo.com.br/

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dia Internacional de Prevenção do Suicídio em Cuiabá

Segue em Cuiabá a 13ª Semana de Valorização da Vida.

São palestras com especialistas e eventos gratuitos que culminam numa passeata na terça-feira, dia 10, às 19h, no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A passeata tem ponto de encontro na Praça Santos Dumont.

 Valorize a vida e participe.

Os voluntários mais legais do mundo trabalham no CVV de Cuiabá.

Mais informações: (65) 141 ou 3321 4111

Luiz Marchetti: Garimpo Cultural (http://www.circuitomt.com.br/editorias/artigos/32471-luiz-marchetti-garimpo-cultural.html)

Seminário sobre prevenção ao suicídio juvenil na UFMS

Seminário previne suicídio entre jovens em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem um triste recorde. Em uma pesquisa realizada pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SinanNET), entre 2009 e 2011, o Estado figura na terceira posição entre os locais com maior índice de suicídios no país. Entre as capitais brasileiras, Campo Grande está presente na lista das 20 cidades que lideram as estatísticas nacionais desta causa de morte, contabilizando mais de 50 suicidas para cada 100 mil habitantes.

O suicídio já é considerado um sério problema de saúde pública no país e é uma das cinco maiores causas de morte entre jovens em todo o mundo. No Estado, pessoas entre 13 e 35 anos são as maiores vítimas. Para tentar entender essa triste realidade e minimizar os índices alarmantes de óbitos  registrados por este tipo de violência, acontece o Seminário de Promoção a Vida e Prevenção do Suicídio.

 O projeto já está na quinta edição e chama a atenção do público para esta  realidade pouco divulgada. “A questão do suicídio ainda é tabu no país, é um erro achar que a divulgação vai incitar as pessoas a cometerem este tipo de violência, pelo contrário, vai ajudar a alertar a sociedade”, relata o capelão do Núcleo Hospital Universitário, Edilson dos Reis, um dos responsáveis pelo projeto.

 O seminário tem como objetivo alertar as pessoas sobre os sintomas da depressão e quando é necessário buscar ajuda. Um dos meios mais utilizados pelos jovens para se comunicar são as redes sociais e é por lá que muitos deles pedem socorro. “Muitas destas vítimas recorrem a internet para desabafar, mas não sou ouvidos”, descreve Edilson Reis. E para atingir o público alvo, a programação conta com palestra voltada a linguagem da internet “Redes Sociais: Uma Ferramenta para a Prevenção?”.

 O seminário conta também com a divulgação do Projeto Labirinto que auxilia na prevenção do suicídio relatando onde buscar ajuda, como diagnosticar quem precisa de auxílio e dá apoio a famílias em luto. Como complemento ao projeto, será montado um labirinto de garrafas pet a fim de ilustrar que em todo o sofrimento há uma saída. A palestra “Doenças psiquiátricas, modelos de intervenção e a sociedade em Transformação” com o professor Juberty de Souza fecha o projeto que acontece em comemoração ao dia mundial de prevenção ao suicídio, celebrado no mês de setembro.

Serviço -  O projeto, voltado a população em geral, é gratuito e  acontece no dia 9 de setembro, no anfiteatro do LAC - Campus da UFMS, a partir das 19 horas. O email de contato é bioeticaufms@bol.com.br ou pelo telefone 3345-3660

http://www.aquidauananews.com/