sábado, 10 de setembro de 2022

Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) oferece acolhimento para prevenção de suicídio

(8 setembro 2022)

O próximo dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas tiram a própria vida, por dia.

Ainda segundo a OMS, a maioria dos casos tem relação com doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se essas pessoas tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações.

Por causa disso e também aliado ao caráter comunitário, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) disponibiliza acolhimento a essas pessoas. “A Unisc oferece uma diversidade de ações através dos seus diferentes cursos. No Serviço Integrado de Saúde (SIS), oferecemos atendimento psicoterápico à comunidade, sendo que entre os transtornos mais frequentes está a depressão”, fala o professor Jerto Cardoso da Silva, responsável pela área da psicologia no SIS.

Os interessados podem ligar para o SIS pelo telefone (51) 3717-7480 para se inscrever nos acolhimentos, com ou sem encaminhamento.

Egressa da Unisc passa orientações

A psicóloga e mestre em Psicologia pela Unisc, Vanessa Mendes Pinto Mostardeiro, desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o tema. 

Foi elaborado um estudo extremamente relevante, realizado numa Organização Militar, o qual pode proporcionar reflexões a respeito do sofrimento psíquico dos militares propensos à prática de suicídio, além de desenvolver ações interventivas preventivas eficazes para minimizar a possibilidade de risco do suicídio.
Dentro desta pesquisa e ao longo do mestrado, Vanessa diz que é possível traçar alguns sinais de alerta.

É comprovado que a cada 10 suicídios consumados, 9 deles poderiam ter sido evitados pelos sinais emitidos como mudança na personalidade, mudança no hábito alimentar e de sono, raiva de si mesmo, entre outros.
Ainda, Vanessa explica que, em geral, os suicídios são premeditados e as pessoas dão sinais das intenções. 

Reconhecer esses sinais de alerta e oferecer apoio ajudam a prevenir. A expressão do desejo suicida nunca deve ser interpretada como simples ameaça ou chantagem emocional. Perguntar sobre a intenção suicida não aumenta nas pessoas o desejo de realizar o ato.
Caso estes sinais ocorram, Vanessa orienta a encontrar um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. 

Deixe-a saber que você está lá para escutar, ouça com a mente aberta e atenção, seja empático e ofereça apoio. Leve a situação a sério e verifique o grau de risco. Não fique chocado, envergonhado ou em pânico, apenas acolha. Nunca guarde segredos sobre esse assunto. Incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional especializado em saúde mental. Ofereça-se para acompanhá-la em uma consulta. Caso você ache que essa pessoa está em perigo iminente, não a deixe sozinha. Não desqualifique a pessoa, nem faça o problema dela parecer sem importância. Não compare a situação com outros casos.

Sinais de alerta 

  • Expressões de ideias ou de intenções suicidas, isolamento social, mudanças bruscas de comportamento, como parar de realizar atividades que antes considerava prazerosas;
  • Pessoas com comportamento retraído - dificuldade de relacionamento pessoal;
    Mudança na personalidade - irritabilidade, pessimismo, tristeza profunda, acessos de choro ou apatia;
  • Mudança no hábito alimentar e de sono;
  • Tentativa de suicídio anterior;
  • Raiva de si mesmo - odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha;
    Perda recente de entes queridos – morte, divórcio, separação, dentre outros; e
  • Histórico familiar de suicídio.
  • Deve-se, também, atentar para as frases de alerta: “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar”, “Quero desaparecer”, “Não me deixe fazer besteira”, “sou um peso para as pessoas”, “Não vejo futuro para mim”, “Não aguento mais sofrer”, “não suporto mais essa vida”, “ainda vou fazer besteira”, “minha vida não vale mais a pena”. 

Saiba mais

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.  Universidade tem o Serviço Integrado de Saúde (SIS) que disponibiliza apoio

Fonte: https://www.portalarauto.com.br/Pages/213911/unisc-oferece-acolhimento-para-prevencao-de-suicidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário