sábado, 22 de janeiro de 2022

Música de 2017 do rapper Logic evitou muitos suicídios

A música de 2017 do rapper norte-americano Logic, 1-800-273-8255, evitou muitos suicídios, de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira, que concluiu que houve quase mais 10 mil chamadas para a linha de prevenção do suicídios dos EUA, US National Suicide Prevention Lifeline, que faz o título da própria música, e uma redução de mais de 5% no número de suicídios de jovens entre os 10 e os 19 anos.

Estes resultados foram avaliados em três momentos distintos: nos primeiros 34 dias após o lançamento da música, a 28 de abril de 2017, depois de ser cantada ao vivo no MTV Music Awards desse ano, numa performance realizada ao lado de Alessia Cara e Khalid – de acordo com a linha de prevenção, as chamadas após a apresentação aumentaram mais de 50% -, e após uma apresentação nos Grammys de 2018. De acordo com a investigação, publicada na revista científica BMJ, durante estes períodos houve uma redução de 245 suicídios relativamente ao número que se previa.

A música conta a história da luta de um jovem com pensamentos suicidas – eu só quero morrer hoje – que, na tentativa de que alguém o resgate da tristeza profunda, – tenho rezado para que alguém me salve -, liga para a linha de prevenção de suicídios. De acordo com a própria instituição, três semanas após o lançamento da música, o número de chamadas aumentou em 27% e as visitas mensais ao site subiram de 300 mil para 400 mil.

Em entrevista à CNN, o rapper de 31 anos referiu que foram os fãs que o motivaram a escrever a música, depois de lhe dizerem que as palavras do artista contribuíam para o seu bem-estar, sendo que o próprio rapper tinha passado por uma depressão em 2016, quando fazia uma turnê. O estudo, que tem algumas limitações – não consegue demonstrar uma causa-efeito, apenas uma associação – demonstra, por outro lado, o poder que uma mensagem transmitida por uma celebridade consegue ter.

Fonte: https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-12-14-musica-de-2017-do-rapper-logic-evitou-muitos-suicidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário