sábado, 24 de julho de 2021

 Plataforma online: Guarapuava Salvando Vidas busca prevenção ao suicídio em Guarapuava

Atendimento feito pela GSV é realizado de domingo a domingo das 19h às 23h

(23 julho 2021)

Arthur Mondin criador da plataforma online GSV


A tecnologia vem se tornando cada vez mais essencial na rotina das pessoas. Pesquisas indicam que a tecnologia e as próprias redes sociais podem ser aliadas na prevenção do suicídio, inclusive auxiliando no diagnóstico precoce de transtornos mentais, como a depressão. E foi pensando nisso, que Arthur Mondin, de 83 anos, lançou a plataforma online Guarapuava Salvando Vidas (GSV), a qual presta atendimento de prevenção ao suicídio via chat (clique aqui), em Guarapuava e por todo Paraná.

Na plataforma, a pessoa pode conversar com um dos voluntários e também pode deixar uma mensagem de apoio ou um desabafo, de maneira que o diálogo e a escuta sejam trabalhados para fazer com que as pessoas se sintam acolhidas.

Arthur Mondin afirma que ferramenta é importante para o trabalho de prevenção realizado. “Esse trabalho tem como principal objetivo combater a solidão, a qual certamente hoje é um dos principais motivos que leva a depressão e consequentemente ao suicídio”.

A procura por ajuda é significativa e por isso Arthur viu a necessidade em criar mais uma plataforma como o Centro de Valorização da Vida (CVV), local onde trabalhou como voluntário por décadas. “Aqui em Guarapuava mesmo podemos observar que os números de ocorrências são significativas, um exemplo são os casos que ocorreram nos últimos dias”.

Segundo Arthur, a plataforma Guarapuava Salvando Vidas realiza em média 40 atendimentos por mês e ao menos 25 a 30 mensagens são recebidas. “ O que tem ficado muito marcante para mim são os conteúdos desses atendimentos e a intensidade deles, mas felizmente na maioria deles a pessoa acaba se sentindo mais aliviada e agradece muito o atendimento”.

O atendimento feito pela GSV é realizado de domingo a domingo das 19h às 23h e a pessoa será atendida por um voluntário especialmente treinado para esse fim, sem perguntas, sem conselhos, sem julgamentos, com respeito e sigilo absoluto. “Nossos voluntários conversam com a pessoa sem dar conselhos, sem julgar, fazer recomendações, ele vai simplesmente ouvir a outra pessoa de uma forma amiga e acolhedora. Sempre mantendo o anonimato, o que permite que a pessoa se sinta mais confortável e confiante em desabafar. Esse tipo de trabalho acaba sendo preventivo ao suicídio”.

Voluntariado

Para ser um voluntário é necessário passar por um treinamento realizado em três etapas. “ Começamos com a parte teórica em seguida vamos para o treinamento sobre atendimentos já feitos para que eles visualizem como é a participação do voluntário. E por fim são feitos os treinamentos reais, onde o candidato em treinamento entra no chat como voluntário, eu entro como uma pessoa que procura atendimento e nós simulamos uma situação”, explica Arthur.

O voluntário do GSV doa o seu tempo por três horas semanais para conversar com outra pessoa pelo seu computador, celular, tablet ou notebook, de forma anônima, sigilosa, sem julgamentos ou críticas.

Os requisitos para se tornar um voluntário do GSV são: ter mais de 18 anos; participar de um curso gratuito de aproximadamente 30 horas de duração. Para integrar o grupo basta deixar uma mensagem para a equipe na plataforma online (clique aqui), manifestando o interesse.

Para conhecer mais sobre a inciativa basta acessar as redes sociais da GSV, Facebook e Instagram.

Fonte: https://gmaisnoticias.com/plataforma-online-guarapuava-salvando-vidas-busca-prevencao-ao-suicidio-em-guarapuava




Nenhum comentário:

Postar um comentário