sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Maud Angelica, da Casa Real da Noruega, transforma luto em luta a favor da saúde e da prevenção do suicídio

Maud Angelica, filha da princesa Martha Louise da Noruega e de Ari Behn, recorda o pai um ano após a morte do escritor

Maud Angelica é a filha mais velha da princesa Martha Louise da Noruega e do seu ex-marido, Ari Behn, e no último ano tem-se dedicado a uma causa muito especial. Aos 17 anos, – e após a morte do pai, que se suicidou no dia de Natal, em 2019 -, Maud tem falado abertamente sobre saúde mental e sobre a importância de pedir ajuda.

Recentemente, a jovem partilhou com os seus seguidores nas redes sociais um texto no qual recorda o pai, pouco mais de um ano após a morte deste. “Talvez fosse estranho se eu não falasse disto, portanto vou falar. 25 de dezembro já passou, o que significa que já passou mais de um ano desde que o meu pai se suicidou e eu quero falar publicamente sobre o meu luto para ajudar outros e, com sorte, ajudar na prevenção do suicídio”, começou por escrever Maud.

“Mas também não quero partilhar sempre como me estou a sentir. Preciso de manter algumas coisas privadas, por isso não tenho falado muito disso em público”, continuou, agradecendo depois as mensagens que tem recebido ao longo deste último ano.

De recordar que no funeral de Ari Behn, Maud fez um discurso emotivo, no qual falou sobre saúde mental, o que lhe valeu o prêmio Psiquiatria de Emergência 2020.

Fonte: https://caras.sapo.pt/realeza/2021-01-13-maud-angelica-filha-da-princesa-martha-louise-da-noruega-e-de-ari-behn-recorda-o-pai-um-ano-apos-a-morte-do-escritor/

O novo projeto de Maud, a filha mais velha da princesa Martha Louise, com o qual presta homenagem ao pai

Há poucas semanas a filha mais velha da princesa Martha Louise, Maud Angelica, foi eleita “a mulher mais forte da Noruega do ano 2020”, por uma revista local. A jovem de 17 anos foi também premiada este ano pelo seu emotivo discurso sobre a importância da saúde mental, palavras que pronunciou durante o funeral do sei pai, o escritor Ari Behn, que se suicidou no passado Dia de Natal.

Martha Louise divulgou nas suas redes sociais o último projeto em que a filha está envolvida, precisamente sobre o tema da saúde mental. Trata-se de uma campanha que visa prevenir o suicídio. “Há algo importante que quero dizer a qualquer pessoa que esteja a pensar em tirar a própria vida. Podes ter ajuda. As coisas podem melhorar. Há muita gente que te pode ajudar. Todos neste mundo merecem amor e alegria, tu também”, começa por dizer Maud, no vídeo partilhado pela princesa.

Nunca penses que é melhor se te fores embora. Posso garantir que isso não é verdade. Não tenhas vergonha de pedir ajuda, fá-lo. E não faz mal perguntar a alguém se precisa de ajuda. Há sempre uma saída. Falar sobre isso pode salvar vidas”, concluiu Maud na sua intervenção.   

Nos últimos meses Maud tem trabalhado com a Helse Vest (Autoridade Regional de Saúde da Noruega), pela qual dá agora a cara, alertando para a importância de cuidar da saúde mental e incentivando todos os que pensam e suicídio a pedir ajuda.

Font: https://caras.sapo.pt/realeza/2020-12-11-o-novo-projeto-de-maud-a-filha-mais-velha-da-princesa-martha-louise-com-o-qual-presta-homenagem-ao-pai/


Nenhum comentário:

Postar um comentário