quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Amanda Ramalho, do ‘Esquizofrenoias’, dá 6 dicas para manter a saúde mental em dia   

 

Amanda Ramalho se tornou uma referência quando o assunto é saúde mental. Ciente do potencial das novas tecnologias de informação, a comunicadora atrai atenção, sobretudo entre os mais jovens, pela forma descolada e sem estereótipos com que fala sobre assunto delicados como depressão e suicídio.

Ela é a criadora do ‘Esquizofrenoias’, podcast que nasce para discutir as questões da mente sem rodeios. O trabalho fez tanto sucesso, que foi indicado ao prêmio ‘APCA’ como melhor podcast.

 

A ideia do podcast veio da necessidade de falar sobre o tema. Eu convivo com ansiedade e depressão desde minha infância. Fui diagnosticada aos 16 mas, com 5 anos já sentia o coração disparar tanto que minha mãe me levava em cardiologistas. Fiz eletrocardiograma. Evidentemente, não dava nada. Tenho 33 anos e sempre sonhei em abordar o tema. Triste pensar que nesse tempo todo ninguém pensou em falar a respeito da maneira que eu faço, mais leve, livre, sem glamour, quase que didático.

Depois de uma longa entrevista com a jovem paulistana, o Hypeness pediu que Amanda desse seis dicas para melhorar a saúde mental de maneira fácil e prática.

Dicas de Amanda Ramalho


Durante o ‘Esquizofrenoias’ eu e o convidado da semana damos dicas simples para melhorar sua saúde mental de maneira fácil e prática. A convite do Hypeness, selecionei seis delas.

1. Abrir a janela e comer macarrão

É muito comum em dias tristes não abrirmos a janela por autonegligência, esquecimento ou aquela vontade de deixar tudo escuro para dormir mais e mais.

Neste dias, crie coragem, levante da cama e deixe o sol entrar. Quem nunca ouviu sobre os benefícios da vitamina D para a depressão?

O macarrão reabastece nossas reservas de energia. O prato facilita a captação do triptofano, que nada mais é que um precursor da serotonina. Sobre o sol, experimente 20 minutinhos por dia e muita coisa boa vai te acontecer.

2. Ter um animal


Se você decidiu fazer algumas mudanças permanentes para a sua saúde mental, ter uma animalzinho é terapêutico. Eu tenho três. Mas não precisa de tantos assim, tá?

A troca que recebemos de um cãozinho ou um gato é a melhor sensação que alguém pode experimentar. Sei que nem todo mundo pode ter um animal, mas já pensou na dedicação que podemos dar a uma planta? É igualmente satisfatória. É tão visual vê-la crescer forte, acompanhar as evoluções. Dá uma ótima sensação de bem-estar.

3. Higiene do sono

Dormir bem é talvez a atitude mais efetiva que alguém pode tomar para melhorar a vida. Das dicas que dei até agora, essa vai te causar mais resistência. Vamos por partes: qual a cor da lâmpadas do seu quarto?

Se você respondeu brancas, faça o possível para trocá-las por amarelas o mais rápido possível. Por quê? Porque as lâmpadas amarelas trazem sensação de aconchego. São um descanso para os olhos. Diferente das brancas, que significam atenção e foco. Tudo aquilo que não queremos antes de dormir.

4. Modo soneca

Adormecer com o celular na mão é um estímulo para a atenção. Isso faz com que você demore a pegar no sono. Quando acordamos no meio da noite para dar aquela VERIFICADA nos e-mails e nas redes sociais, sem perceber perdemos algumas horas de sono por ficarmos mais alertas.

Dormir bem ajuda no aprendizado e melhora nossa memória de longo prazo. Se você é desses que sempre verifica o aparelho durante a noite, experimente deixar o celular na sala ou na cozinha antes de dormir. Depois me conta os benefícios.

5. Lavanda e aromaterapia

A aromaterapia é uma grande aliada da saúde mental. Uma gotinhas de óleo essencial no seu difusor do quarto ou mesmo no travesseiro ajudam a pacificar o ambiente e deixar o seu cérebro menos ativo. Com isso, você vai ter o almejado sono de qualidade.

Há quem diga que dormir é perda de tempo…

6. Fale, mas ouça

Expor sentimentos nunca é fácil, ainda mais se você não está acostumado. Carregamos fardos desnecessários que quando são verbalizados e divididos, diminuem de tamanho consideravelmente. Você não precisa passar por tudo isso sozinho.

Fale com alguém e quando alguém desabafar com você, apenas ouça. Não julgue. É justamente o medo do julgamento que faz com que a maioria das pessoas prefira sofrer sozinho.

O que te faz mal? Você sabe responder? Muitos desses gatilhos são evitáveis. Por que não mudar seu comportamento? Autoconhecimento é isso, saber os seus limites e o que suas atitudes podem acarretar em você mesmo. Existem muitos gatilhos evitáveis. Por que não evitá-los?

Ficou interessado em saber mais sobre dicas e métodos para manter a saúde mental em dia? Amanda Ramalho conversou com o pessoal do Instituto Vita Alere – que atua na prevenção e posvenção do suicídio – sobre transtorno bipolar, medicação e bem-estar.


O podcast ‘Esquizofrenoias’ preparou um especial sobre o ‘Setembro Amarelo’ tratando de depressão. Na conversa com Verônica Faxina Boa, que depois de enfrentar a depressão, se tornou, talvez, a primeira faxineira criadora de conteúdo.

* Amanda Ramalho é comunicadora e apresenta o podcast ‘Esquizofrenoias’.

Fonte: https://amp.hypeness.com.br/2019/10/amanda-ramalho-do-esquizofrenoias-da-6-dicas-para-manter-a-saude-mental-em-dia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário