sexta-feira, 20 de abril de 2018

Mobilização em favor do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, na Paraíba

João Pessoa pode ganhar um Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio

Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, de autoria do vereador Damásio Franca (PP). O objetivo é identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.

Nesta quinta-feira (19), o vereador defendeu a aprovação do projeto falando que cerca de 32 pessoas morrem por dia no Brasil vítima de suicídio.  O parlamentar explicou que o Poder Público Municipal tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitam.

“Para se ter uma ideia, o suicídio é o responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo e atinge cerca de 1 milhão de pessoas por ano. Aqui em João Pessoa há vários relatos de suicídios principalmente envolvendo jovens, que é uma das grandes preocupações. Inclusive, a Promotoria da Saúde de João Pessoa vai criar um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas e campanhas acerca da prevenção do suicídio”, comentou.

O vereador justificou que o suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.

 “Além de outros fatores, como dificuldades financeiras e/ou emocionais que também desempenham um fator significativo para evolução do quadro que pode vir a culminar com o indivíduo retirar a própria vida. É necessário fazer as famílias tratarem do assunto com neutralidade e com naturalidade: escolas devem levantar o debate; amigos e colegas de trabalho devem oferecer apoio, ao identificar alguém com sinais de quem pensa em cometer algum ato contra a própria vida”, explicou o vereador.

De acordo com dados do Mapa da Violência do Ministério da Saúde, o índice de jovens entre 15 e 29 anos que tiraram a própria vida aumentou 40% em 10 anos, sendo a quarta maior causa de morte entre esse grupo. Entre 1980 e 2010, segundo dados oficiais, mais de 195 mil pessoas se suicidaram no Brasil, o equivalente a 3 bombas atômicas, como a de Hiroshima.

“Diversos jovens sofrem em silêncio, e as famílias só ficam sabendo dos problemas depois que o fato está consumado. O assunto é sério e merece muita reflexão. Não há obviamente uma única razão que explique a angústia e o sofrimento intensos de quem decidira pôr fim à própria vida. Se o ato do suicídio parece violento para quem está observando de fora, imaginem os senhores a intensidade do desespero de quem decidiu fazê-lo.

O vereador finalizou o discurso dizendo que “precisamos quebrar o paradigma de que falar sobre esta epidemia pode aumentá-la. Precisamos enfrentar este assunto.  Falar é a melhor solução. O tema suicídio não pode ser silenciado”, disse.

Fonte: www.portaltvcariri.com.br/joao-pessoa-pode-ganhar-um-plano-municipal-de-prevencao-ao-suicidio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário