quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Jundiaí finaliza cartilha do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio 

24 dezembro 2022

Nesta semana, a Prefeitura lançou oficialmente a cartilha atualizada que guiará as ações do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (PMPAS), desenvolvida para oferecer as ferramentas necessárias para o profissional de saúde lidar com o tema no cuidado em rede. O material foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

O documento, lançado em junho, após estudos intersetoriais sobre o tema, é focado na prevenção de casos e a realização de ações voltadas à valorização da vida e preservação da saúde mental.

“A publicação da cartilha é de extrema importância nos cuidados desta temática. O material visa subsidiar os profissionais de todas as áreas a se capacitarem e reconhecerem o fenômeno suicida e o manejo no cotidiano. Isso possibilitará ao paciente o atendimento correto na rede”, comenta a apoiadora institucional da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Adriana Carvalho Pinto.

Para auxiliar no acompanhamento do Plano e monitoramento das ações desenvolvidas, foi criado um Comitê Permanente, por iniciativa da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que contará com técnicos de Unidades de Gestão da Prefeitura, além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado da Educação – Diretoria Regional de Jundiaí e Centro de Valorização da Vida (CVV).

“Ainda não sabemos quais são os reflexos que o período pós-pandemia irá causar nas pessoas. Jundiaí sai na frente e cria diretrizes que atuam na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental”, explica o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

“O lançamento da Cartilha soma-se a outras ações do município em consonância com o tema. O Comitê irá acompanhar o desenvolvimento das iniciativas presentes no Plano ao longo dos próximos anos”, afirma o Presidente do Comitê e Assessor de Políticas Públicas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.

A cartilha completa está disponível aqui.

Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/24/jundiai-finaliza-cartilha-do-plano-municipal-de-prevencao-da-automutilacao-e-do-suicidio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário