quarta-feira, 15 de junho de 2022

Prefeitura inaugura Sede da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida e da Família Acolhedora

As equipes da CMVPV e do Programa Família Acolhedora realizarão atendimentos no novo prédio

14 junho 2022

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) inaugurou nesta segunda-feira (13) a Sede da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida – CMVPV e da Família Acolhedora, programas da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS). O novo espaço possui salas de coordenação, almoxarifado, banheiros, copa, salas de atendimentos e sala do Programa Família Acolhedora. No local serão realizados atendimentos em grupos e individuais, rodas de conversas, capacitação, atendimento on-line, palestras, workshops.

A Coordenadoria foi implantada em agosto de 2019, e é a primeira do país a ter sede própria. Antes, a Coordenadoria realizava atendimentos no CREAS, e posteriormente na Casa do Idoso do Parque Havaí e na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Samara Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social pontua que o novo espaço será um lugar de transformação, de acolhimento das pessoas e das famílias. Aqui teremos espaço para prevenção do suicídio e também os atendimentos do Programa Família Acolhedora, onde aquela família escolhida vai se propor a cuidar de uma criança ou adolescente que a família de origem não quis. Família é amor, carinho e acolhimento. Quero agradecer toda a equipe da Coordenadoria e as meninas do programa Renda Mínima que também estão aqui nos apoiando”, destacou.

Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio ressalta que Desenvolvimento Social é atender pessoas em dificuldade. “E nesse atendimento temos a pequena, média e alta complexidade. O CRAS faz a prevenção e o CREAS acolhe. E, tem os desdobramentos também. O Programa Família Acolhedora é um desdobramento do acolhimento das pessoas em alta vulnerabilidade. Nós estamos cada vez mais buscando melhorar nossos espaços físicos para que as pessoas sejam melhor acolhidas”, pontuou.

Segundo Rosa Leite, Coordenadoria da CMVPV, a sede inaugurada será um espaço para cuidar da saúde mental das pessoas também. “Todos os equipamentos da Prefeitura que sentirem a necessidade seja de um servidor ou de alguma pessoa que possa ser atendida por nós, relacionados a caso de ideação suicida, de tentativa de suicídio, podem nos encaminhar. Quando as pessoas chegam à Coordenadoria, fazemos uma triagem para sabermos se realmente aquela pessoa encaminhada tem o perfil para ser atendida pela CMVPV e quais são outros órgãos que nos darão suporte. A Coordenadoria não trabalha sozinha e sim com uma rede de apoio e para que isso funcione é preciso estarmos interligados”, disse.

Fonte: http://eusebio.ce.gov.br/prefeitura-inaugura-sede-da-coordenadoria-municipal-de-valorizacao-e-protecao-da-vida-e-da-familia-acolhedora/
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário